mulher-cabelo-cacheado

Dicas para Cabelos Cacheados

O Cabelo é uma elemento muito importante do visual, transmite sua essência, personalidade e estilo. Optar pela naturalidade do fios é uma escolha libertadora dos padrões estéticos que são impostos às mulheres desde a infância. Crescemos brincando com bonecas com cabelos lisos e loiros, não é mesmo? As referências de beleza da Televisão também possuem padrões bem definidos, os quais até vão além dos cabelos .

Os cachos estão ganhando cada vez mais espaço e para quem passou anos dependente de progressivas, a transição pode se tornar um desafio. Está cansada de alisar os cabelos? Os alisamentos exigem manutenção constante, porque em pouco tempo a raiz cresce e contrasta com as pontas e comprimentos lisos, efeito que geralmente incomoda e faz com que muitas mulheres voltem a recorrer à chapinha.

Então como voltar a definir os cabelos que eram originalmente cacheados?

Permanente Afro

O Permanente Afro proporciona cachos definidos para os cabelos que estão sem forma, geralmente por constantes alisamentos. Esse procedimento é delicado portanto, é essencial realizar com uma profissional e salão de confiança, sempre avaliando as condições e saúde dos fios e realizando um teste de mecha antes de iniciar o procedimento.

A técnica muda a estrutura do fio e proporciona cachos mais estruturados e duráveis, trazendo mais praticidade ao dia a dia. Também é indicada para os cabelos crespos que não possuem forma definida e contínua ao longo de todo o comprimento.

Transição Capilar

Abandonar químicas alisantes e revelar o poder dos seus cachos nem sempre é tranquilo, pois exige, de certa forma, um pouco de paciência. Durante esse processo os fios naturais crescem diferenciando-se da raiz, que continua lisa devido às químicas. Para essa etapa, a dica é utilizar cremes modeladores e ativadores de cachos que contenham propriedades hidratantes na fórmula, porque nesta fase os fios ficam fragilizados e ressecados, devido à química restante. Você também pode apostar em penteados como coques e tranças ou acessórios como lenços e tiaras.

Para as mulheres que não conseguem esperar os fios crescerem, ou não dispõem de tempo para cuidados a fim de texturizar, uma opção é cortar totalmente os fios lisos com química, deixando apenas os naturais em um corte de cabelo curto, ou até mesmo raspar (este método é conhecido como “Big chop”). Apresentar essa possibilidade parece ser um tanto radical, mas avalie calmamente: um corte bem feito com uma profissional experiente pode ter um resultado cheio de estilo e modernidade, dado que há inúmeras possibilidades mesmo para cabelos curtinhos.

Cuidados básicos para cabelos cacheados

Para manter a definição dos seus cachos também há cuidados fundamentais para adicionar na rotina diária:

  • Evite pentear o cabelo seco, o ideal é fazer isso após o banho utilizando pentes com dentes largos e de madeira, dessa forma, você desembaraça os cabelos sem comprometer a definição dos cachos e evita o frizz.
  • Na hora de dormir, opte por fronhas ou toucas feitas de cetim, pois as fronhas de algodão tradicionais prejudicam a definição dos cachos, isso vai te poupar muito trabalho ao acordar.
  • Não exagere nos cremes, quantidades exageradas podem deixar o cabelo com uma aparência pesada.
  • Aposte em produtos adequados para finalização que também possuem a função de nutrir o cabelo: creme para pentear, mousse ou spray.
  • Você já conversou  com um especialista para saber se o seu tipo de corte é adequado para você e para seu tipo de cabelo? Cortes em camadas geralmente valorizam o formato dos cachos e trazem mais leveza ao visual.

Recado Final

O Salão de Beleza Solange Freire ressalta que independente da técnica escolhida, da forma do seu cabelo ou da tendência do momento, o importante é você se sentir bem, confiante e segura ao decidir o que é melhor para você.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email