cabelo-feminino-com-luzes

Guia do Cabelo Loiro Saudável

O cabelo loiro requer cuidados especiais e muita atenção para quem nunca clareou os cabelos. Vale ressaltar que todas as mulheres podem ficar loiras e há diversos tipos de loiro, sendo que cada um exige uma técnica diferente. As tonalidades mais comuns são: mel, platinado, acobreado, claro, médio, escuro, dourado, perolado, champagne e acinzentado. 

Sobre as técnicas, também há um grande leque de opções: luzes, mechas, balaiagem, ombré hair, ou até descolorir totalmente. Seja qual for sua escolha, é fundamental conversar com um profissional especializado para te orientar diante de todas essas possibilidades e te ajudar a alcançar o resultado que você deseja. 

Preparação para ficar loira

Antes de tomar qualquer decisão é necessário avaliar a saúde do cabelo. Como todo procedimento químico, é fundamental realizar um teste de mecha para revelar se o cabelo está apto, pois fios devem estar preparados adequadamente para receber a descoloração. Nesta etapa é importantíssimo um tratamento pré coloração, pois é capaz de bloquear possíveis danos do pó descolorante. Ainda, o teste também identifica se você possui alergia aos produtos utilizados.

O indicado é não realizar esses procedimentos de forma amadora em casa, dado que os profissionais se prepararam por muito tempo para se tornarem aptos a realizar as técnicas e aplicar os produtos corretos. Estes produtos, inclusive, podem evitar que o seu cabelo fique manchado ou pior, que ocorra algum corte químico (um dano extremo que causa a ruptura dos fios), por isso procure um salão de beleza qualificado.

A duração do procedimento varia para cada tipo de cabelo e pode ser que exija mais de uma visita ao salão para chegar ao tom desejado.

Após a descoloração provavelmente os fios ficarão mais frágeis, porque a fibra capilar fica sensibilizada, uma vez que, é necessário abrir as cutículas para a descoloração penetrar. Assim, quanto mais claro o cabelo, maiores deverão ser os cuidados.

Rotina de cuidados

Para manter um cabelo saudável e consequentemente mais brilhante e hidratado, você precisará de cuidados diários na sua casa. Lavar o cabelo com água quente resseca ainda mais os fios, dessa forma, prefira utilizar água fria ou morna além de shampoos e condicionadores com ação hidratante. Quanto à frequência, não lave todos os dias, pois isso pode remover a oleosidade natural que tem a função de proteger o fio.

Não é preciso gastar muito para possuir os produtos mais adequados, lembre-se que nem sempre preço é sinônimo de qualidade. Se você for à praia ou a uma piscina com cloro, escolha cremes com proteção aos raios solares. Sempre converse com um especialista, ele te indicará a melhor opção para seu caso.

Tratamentos indicados

As especialistas do Salão Solange Freire sugerem realizar uma vez por mês uma reconstrução profunda, dado que os produtos específicos utilizados devolvem os nutrientes perdidos durante o processo químico e envelhecimento natural. Tratamentos a base de queratina e aminoácidos também são essenciais pois repõem a proteína dos fios.

 Outra recomendação é sempre finalizar com leave-in nutritivo e um óleo ao utilizar máscaras de reconstrução para proporcionar ao fio mais maleabilidade e brilho. Confira os tipos de tratamento que podem salvar a saúde dos seus cabelos loiros:

  • Cauterização
  • Argilotherapia
  • Genoma
  • Regener
  • Bioplastia
  • Botulínica

Tente evitar

O cabelo loiro é mais sensível a danos, então o cuidado deve ser redobrado, não abuse de chapinha ou babyliss e, se não conseguir evitar, prepare os fios para receber calor com produtos específicos de proteção térmica. As Progressivas também não são aliadas dos fios saudáveis, assim, não faça as duas químicas no mesmo dia. Consulte sempre um profissional para avaliar o seu caso pois, além de ser uma combinação que pode causar danos, a progressiva pode até dificultar o processo de descoloração. 

Corte o cabelo regularmente

Geralmente as pontas ressecam facilmente, ainda mais em cabelos loiros, portanto, cortar o cabelo periodicamente para eliminar as pontas duplas é fundamental para manter o aspecto saudável dos fios.

Como eliminar o amarelado dos fios

No dia a dia use produtos (principalmente shampoo e condicionador) que contenham na composição pigmentos violeta suave, pois estes possuem ação desamareladora e evitam a oxidação tão comum em cabelos loiros que causa um efeito amarelado indesejado. Periodicamente, consulte um profissional para fazer a correção de cor e matização, evitando manchas.

Retoques

Para manter o loiro, o indicado é ir ao salão no máximo a cada dois meses para retocar e tonalizar. Não é necessário aplicar o descolorante em todo comprimento do cabelo, apenas na raiz, dessa forma, os fios são poupados de passar pelo processo químico novamente. Cabelos com ombré hair são os que necessitam menos manutenção pela técnica não ser aplicada na raiz.

Conheça as especialistas em loiros do Salão Solange Freire

Durante todo o processo é necessário o acompanhamento de um especialista em coloração para indicar as melhores técnicas, tons e formas para evitar danos que podem acontecer. Nossos profissionais te orientarão a encontrar os produtos corretos para manter sua rotina de cuidados, sendo que alguns desses produtos você pode adquirir no salão mesmo.

 Apesar da tendência do momento, o importante é você se sentir bem.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email